2015.1 - Disciplina: DOCÊNCIA E FORMAÇÃO

Ementa:

Formação de Professores: conceitos e concepções. O quadro atual de Formação de Professores no Brasil: pesquisas, políticas e práticas. O ensino e a base de conhecimento profissional docente. Relação entre Didática, Currículo e Formação de Professores. O trabalho docente na Educação Básica: funções, condições, políticas, concepções e práticas. A docência no Ensino Superior: o caso da avaliação do ensino e da aprendizagem.

Profª Giseli Barreto da Cruz

 

2014.1- Disciplina: DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

 

Ementa:

Docência na Universidade: gênese, movimento, principais tendências e diferentes estruturantes do trabalho docente. O cotidiano da Universidade e o processo de ensino-aprendizagem. A sala de aula na Universidade como espaço/tempo de práticas pedagógicas, construção do conhecimento e cultura. Concepções e práticas de planejamento e avaliação de atividades de ensino na Universidade.

Prof.ªGiseli Barreto da Cruz

Prof.ª Monique Andries Nogueira

 

2014.2 – Disciplina: ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS HISTÓRICOS E CONTEMPORÂNEOS

  1.  
  2. Ementa:

A educação e a educação superior como problemas teóricos. Reflexões gerais sobre o processo de formação das instituições de ensino superior no Brasil no século XIX. O século XX e a criação das primeiras Universidades. Visitando alguns dos pensadores da Universidade Brasileira: Francisco Campos, Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo, Gustavo Capanema, Darcy Ribeiro. A Era Vargas e o modelo universitário do Estado Novo: a Universidade do Brasil e suas relações com os modelos da Universidade do Distrito Federal e Universidade de São Paulo. Os anos 1950 e a expansão do sistema universitário federal brasileiro. Os anos 1960 : a transformação da Universidade do Brasil e a criação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A Reforma Universitária de 1968. Os anos 1990 e a reconfiguração do ensino superior no contexto nacional e internacional. O século XXI e as políticas de democratização do acesso e permanência; novas formas de acesso ao ensino superior; ações afirmativas; condições de trabalho e outras mudanças no novo desenho das universidades.

  1. Prof.ª Dr.ª Libânia Nacif Xavier

Prof. Dr. Antonio José Barbosa de Oliveira

UFRJ PADES - Programa de Apoio a Docência do Ensino Superior (PR4)
Desenvolvido por: TIC/UFRJ